quinta-feira, 6 de abril de 2017

Notas de Formação – Lição 3

Nesta postagem no blog Claras e Franciscos segue a Lição 3. 
Desejamos a todos e todas uma boa leitura.

Notas de Formação
Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco (TSSF)
Região do Brasil
A série Notas de Formação destina-se aos formandos da TSSF para estimular a conversação e a reflexão entre os companheiros de formação, seja em grupo ou individualmente com um companheiro espiritual ou sacerdote. Para obter o máximo dessas Notas, mês-a-mês, aconselhamos anotar suas reflexões pessoais em um diário.
Lição 3: 
As duas Regras: a Regra da TSSF, a Regra Pessoal de Vida

O que há neste estudo?
Exploraremos os componentes da Regra da Ordem e a Regra Pessoal. Como cada elemento é vital. E como todas estas partes juntas nos lembram que ser uma Franciscana da Terceira Ordem liga a caminhada de fé pessoal a uma vida em comunidade.
Para começar a explorar
1. Como uma Regra Pessoal de Vida afeta a vida diária?
2. O que é desafiador viver com uma Regra? Algumas partes são mais desafiadoras do que outras?
3.Quais são alguns benefícios de viver com uma Regra?

Aprendendo com as Fontes Franciscanas
Francisco escreve uma Regra simples e pede ao Papa que a aprove.
Vendo o bem-aventurado Francisco que o Senhor aumentava cada dia o seu número, escreveu para si e para seus irmãos, presentes e futuros, com simplicidade e com poucas palavras, uma forma e Regra de vida, sendo principalmente expressões do santo Evangelho, pois vivê-lo perfeitamente era seu único desejo. Acrescentou, contudo, algumas poucas coisas, absolutamente necessárias para o andamento da vida religiosa. Por esse motivo foi a Roma com todos os referidos irmãos, desejando ardentemente que o Papa Inocêncio III confirmasse o que tinha escrito. Achava-se naquela ocasião em Roma o venerável bispo de Assis, Guido, que estimava muito São Francisco e todos os seus irmãos, e os venerava com particular afeto. Vendo ali São Francisco e seus Irmãos, e. desconhecendo o motivo, não gostou. Temia que quisessem abandonar sua terra, onde o Senhor já começara a fazer grandes coisas por meio de seus servidores. Gostava muito de ter esses homens de valor em sua diocese e esperava muito de sua vida e seus bons costumes. Mas quando soube a causa e compreendeu o verdadeiro motivo, alegrou-se muito no Senhor e lhes prometeu seu apoio e influência.
Tomás de Celano, Primeira vida, Cap. 13, par. 32

Sobre a necessidade de ser unido ao Espírito Santo
E todos aqueles e aquelas, enquanto assim fizerem e se perseverarem até o fim, repousará sobre eles o espírito do Senhor e neles fará habitação e morada. Assim serão filhos do Pai celeste, cujas obras fazem. E são esposos, irmãos e mães de Nosso Senhor Jesus Cristo. Somos esposos, quando no Espírito Santo, a alma fiel se une a Jesus Cristo. Somos irmãos, quando fazemos a vontade do seu Pai que está no Céu. Somos mães, quando O levamos no coração e em nosso corpo por amor e com consciência pura e sincera; geramo-Lo por santa operação que deve luzir em exemplo para os outros. 
São Francisco, Segunda Carta aos Fiéis 48-53

Bênção de Santa Clara para sua alma
Ao recebê-la, Santa Clara beijou a Regra e abençoou-se com estas palavras para sua própria alma: "Vai segura, porque tens uma boa escolta para a viagem. Vai, porque aquele que te criou também te santificou, e, custodiando-te sempre, como mãe a um filho, amou-te com terno amor."
Tomás de Celano, Legenda de Santa Clara de Assis, 46

Uma Leitura dos Princípios
Dia Treze: As Três Formas de Serviço
As terciárias desejam estar à imagem de Jesus Cristo, a quem nós servimos de três formas: pela Oração, pelo Estudo e pelo Trabalho. Na vida da Ordem como um todo essas três formas devem encontrar uma expressão plena e equilibrada, mas não se espera que todos os membros respondam da mesma maneira a cada uma delas. Cada maneira individual de servir varia de acordo com as habilidades e circunstâncias, mas a regra de vida pessoal do membro inclui todas as três formas de serviço.

Explorando mais profundamente:
O que é a Regra da Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco?
A Regra da TSSF é compartilhada entre as terciárias e terciários pelo mundo inteiro. Há 5 províncias: Província Americana que inclui América do Norte, Sul e Central e a Índia Ocidental; Província Europeia, que inclui a Inglaterra e o resto da Europa mais Hong Kong; Província Ásia-Pacifica; Província do Pacifico; e Província Africana. Todos observam a Regra.
Conforme a Constituição da TSSF, seção 1.1.c, a Regra da Terceira Ordem consiste de três elementos: (1) Os Princípios, (2) As Constituições da SSF e TSSF, e (3) A Ordem para Admissões e Renovações.

Os Princípios capturam o etos do que a Ordem deve ser. Eles tem aquelas qualidades franciscanas às quais nos esforçamos conformar nossas vidas. Os Princípios incluem a Obediência Comunitária, uma oração curta e simples que nos lembra diariamente nosso compromisso pessoal á Ordem mundial. Nos lembra que nossa vida em comunidade é compartilhada com pessoas da mesma espiritualidade, embora com perspectivas diversas. 

As Constituições da SSF e TSSF definem a forma e prática da Terceira Ordem em reposta aos Princípios. Elas contém itens de interesse histórico e de procedimento. A Constituição da TSSF acrescenta uma Regra Pessoal de Vida.

A Ordem para Admissões e Renovações representa o laço individual à comunidade mais ampla.

A Regra da Terceira Ordem é a base da nossa vida em comunidade e é a expressão de nossa herança e visão da vida franciscana (cf. Const.1.1.d).


O que é a Regra Pessoal de Vida?
A Regra Pessoal de Vida é exigida e definida na Constituição da TSSF, tornando a Regra Pessoal um elemento constitutivo da Regra da Ordem. É o aspecto pessoal dentro dos marcadores comunais. A Constituição diz:
a) Cada membro da Terceira Ordem deve ter e manter uma Regra Pessoal de Vida.
b) O propósito da Regra Pessoal de Vida é interpretar e expressar os Princípios nas circunstâncias particulares da vida de cada Terciário.
c) A Regra Pessoal de Vida deve ser feita de acordo com os Estatutos da Província, levando em consideração os dons pessoais e qualidades de cada Terciário como também os outros deveres e responsabilidades que cada um pode ter.
d) A Regra Pessoal de Vida regularmente incluirá algum compromisso, claramente declarado, em cada uma das seguintes áreas: 1) Santa Eucaristia, 2) Penitência, 3) Oração Pessoal, 4) Autonegação, 5) Retiro, 6) Estudo, 7) Simplicidade, 8) Trabalho, 9) Obediência.
e) Como sinal do seu compromisso e renovação, os membros da Terceira Ordem renovarão o seu compromisso anualmente para viver de acordo com os Princípios tal como estes são expressados na sua Regra Pessoal de Vida.
f) A renovação anual é exigida como salvaguarda contra a membresia nominal e para dar oportunidade para que a Regra Pessoal de Vida seja revista, se for preciso.

Portanto, a Regra Pessoal de Vida está sujeita aos 3 marcadores da Regra da Ordem:
Interpreta os Princípios para aplicação pessoal.
É ordenada pela Constituição.
É renovada anualmente usando a Ordem de Admissões e Renovações.


Sua regra pessoal: um formulário no qual padronizar sua vida
A Regra Pessoal é uma oferta de amor a Deus. Ela apresenta uma métrica para modelar nossas vidas. É um meio que nos ajuda a viver como queremos viver: como seguidores de Jesus no Espírito de São Francisco e Santa Clara. Uma regra destina-se a orientar, estabilizar e crescer nossa jornada em Cristo. Uma regra mantém a pessoa apontada na direção certa, especialmente quando estressada, ou árida, ou não particularmente animada. Uma regra é um esboço do que um indivíduo se propõe fazer diária, semanal, mensal e anualmente.
Uma das tarefas da formação é ajudar o postulante ou noviço a aprender a escrever e viver uma Regra Francisclariana individual. O conteúdo de uma regra pessoal variará em ênfase com cada pessoa. Nós não temos uma única regra para todos. Temos o esboço básico de nove áreas que cada pessoa deve adaptar de forma concreta e específica às circunstâncias individuais e temperamento. Ao escrever uma regra, estabelecemos metas que podemos alcançar, metas que não são idealistas, mas sim razoáveis para que possamos realmente viver elas. Em todos os casos, a Regra nunca deve ser um fim em si mesma, mas sim uma ferramenta adaptada ao indivíduo que oferecerá um meio de formar uma vida holística equilibrada.
O que desejamos é buscar a alegria de servir a Jesus na Comunhão, na partilha do pão, na oração pessoal e comunitária, no estudo, no serviço ao próximo mais pobre, no respeito ao planeta e aos recursos naturais. Construir uma Comunidade Franciscana é fazer irmãos e irmãs que estejam neste mesmo espírito. A Regra é uma forma de nos tornarmos melhores para participar da nossa comunidade: esta sim se constitui como sinal salvífico (Sacramento) da presença do Senhor no mundo. 

A Regra
- chama-nos à liberdade, para abrir-nos alegremente ao novo; Nunca é rígida ou legalista.
-celebra que somos imperfeitos e sempre em necessidade de crescimento e formação.
- reflete quem somos individualmente e quem nos estamos tornando como francisclarianos com o objetivo de viver o Evangelho.
- cabe-nos sem ser tão apertada que nos torna desconfortável nem tão solta que é sem sentido.
- deve ser revista e alterada regularmente para refletir o crescimento e as circunstâncias em mudança.
- inclui as 9 áreas listadas na Constituição da TSSF enquanto reflete nossas circunstâncias particulares.
Convida o Espírito Santo para trabalhar em e através de nossas vidas.

A Regra da Terceira Ordem (Os Princípios, as Constituições, a Ordem para Admissões) em conjunto com a Regra Pessoal de Vida, são o foco do compromisso e renovação para todos os terciários (Const. 1.1.e).

Como obter os documentos: Todos os documentos estão na Companheira Devocional.
Os Princípios começam na página 12.
As Constituições começam na página 27.
A Ordem de Admissões e Renovações começam na página 125.
O Padrão para escrever a Regra Pessoal de Vida começa na página 41.
Você pode encontrar a Regra da TSSF no site www.tssf.org na seção espanhol e português.

Para Reflexão:
1.Sua regra é uma fonte de alimento espiritual? Se sim, explique como. Se não, o que precisa acontecer para torná-lo mais nutritivo?
2. Explique as áreas em sua vida onde você notou o crescimento no Espírito e desenvolveu novas maneiras de ver e ser desde a adoção de uma regra de vida.
3. Disciplina é um afinar interior do coração. Como sua vida reflete um afinar interior em direção a Cristo e à vida centrada no Evangelho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário